Sexta-Feira, 16 de Novembro de 2018

COMUNICADO | Farmácia UBS II - Centro

O Departamento Municipal de Saúde informa:

Nesta sexta-feira (31) a Farmácia da UBS II - Centro, estará fechada para organização do estoque, a fim de proporcionar o correto armazenamento e as condições necessárias para a contagem e gerenciamento do estoque de medicamentos e para a atualização  dos dados no Sistema Hórus.

A Farmácia voltará atender normamente na segunda-feira (03/09).

Contamos com a compreensão de todos!

Qual a finalidade do fechamento?

• Organizar os estoques físicos da farmácia a fim de proporcionar o correto armazenamento e as condições necessárias para a contagem e gerenciamento do estoque de medicamentos.
  • Realizar a contagem do estoque de medicamentos e o registro dos respectivos lotes e validades.

• Realizar a atualização dos dados referente aos estoques de medicamentos no sistema Horus.

Qual a importância de manter o estoque organizado?

• Saber a quantidade exata de produtos permite atender a demanda de forma eficaz.
  • A atualização frequente da quantidade de produtos no estoque ajuda a evitar prejuízos.
  • Manter o estoque em dia é essencial para planejar novas compras.
  • A organização ajuda a identificar mudanças no perfil do paciente.

O que é o sistema Hórus?

O HÓRUS é um sistema nacional de gestão da assistência farmacêutica de acesso on-line implementado pelo Ministério da Saúde do Brasil, que permite o controle e distribuição dos medicamentos disponíveis no Sistema Único de Saúde. O objetivo é possibilitar o registro dos medicamentos que o paciente utiliza, facilitando o gerenciamento eletrônico de estoque, datas de validade, rastreio e controle farmacoepidemiológico dos medicamentos dispensados.

Quais os beneficios de utilizar o sistema Hórus?

• Identificação, em tempo real, dos estoques nas centrais de abastecimento farmacêutico, nas farmácias e nas unidades de dispensação.
  • Rastreamento dos medicamentos distribuídos e dispensados.
  • Agendamento das dispensações, identificação da demanda de atendimento e da origem das prescrições.
  • Consulta ao histórico de atendimento.
  • Controle e monitoramento dos recursos financeiros investidos na aquisição e na distribuição dos medicamentos.
  • Atualização permanente dos parâmetros definidos nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas de abrangência nacional, publicados pelo Ministério da Saúde.
  • Geração de dados para a construção de indicadores de Assistência Farmacêutica para auxiliar a avaliação, monitoramento e planejamento das ações.

Não disponível!
Tag: