Quinta-Feira, 19 de Julho de 2018

Exercícios de Antropologia Fílmica Para Observar e Descrever com Imagens

20 vagas
A partir de 16 anos

Entre a ciência e a arte, o Cinema Antropológico é uma expressão original do documentário. Os filmes de Robert Flaherty, Jean Rouch, David MacDougall, Stephane Breton, Timothy Asch, Chris Marker, Alain Cavalier, entre outros, permitem uma profunda renovação do olhar interessado à vida das sociedades contemporâneas, próximas e distantes. A partir de atividades práticas, Exercícios de antropologia fílmica: para observar e descrever com imagens propõe uma desestabilização de sentidos e percepções. Inspirada em trabalhos desenvolvidos na escola de Nanterre, fundada por Jean Rouch, figura pioneira do filme etnográfico, essa oficina se interessa em como o uso da câmera modifica o olhar do observador sobre a realidade, e como essa experiência pode provocar reflexões e transformações.

MINI BIO
OFICINEIRO

Daniela Gonçalves

Daniela é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade de Brasília e mestre em Cinema Antropológico e Documentário pela Université Paris-Ouest Nanterre la Défense. Tem experiência na área de Comunicação, Produção e montagem audiovisual e Projetos culturais. Atualmente, trabalha com edição de documentários para cinema, televisão e internet e se interessa por temas relacionados tecnologias, cultura popular, estudos de gênero e memória.

Tag: