Prefeitura da Estância Turística de Eldorado - SP
Acompanhe-nos:
Enviar para um amigo!
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
20 MAI 2020
Dia do Pedagogo

Por Louise Rakoski

Uma das profissões de maior peso e importância na formação educacional, a de Pedagogo, é homenageada no dia de hoje. A data é uma forma de reforçar a importância dos profissionais que planejam, executam e coordenam tarefas distintas, e muitas vezes complexas, na área de educação, sempre em busca da excelência.

A data tem, entre os seus inúmeros objetivos, o de fortalecer o debate do papel das famílias e escolas no desenvolvimento geral das crianças e jovens estudantes, delimitando as responsabilidades de cada um e, ao mesmo tempo, criando alternativas que ofereçam um ensino de qualidade e levem-nos a uma boa formação profissional e, acima de tudo, humana.

A função do Pedagogo é coordenar uma busca constante por qualidade, atuar de acordo com a metodologia que permite disseminar a aprendizagem industrial, agindo desta maneira ele também será avaliador das competências que o mercado de trabalho exige do aluno após a conclusão do curso profissional, para que isso se torne realidade, é preciso estar atento as novidades e transmitindo sempre atitudes saudáveis para a sua respectiva equipe de trabalho.

Origem do Dia do Pedagogo

O Dia do Pedagogo a ser comemorado no dia 20 de maio de cada ano foi instituído pela Lei nº 13.083, de 8 de janeiro de 2015. A data surge como uma oportunidade para discutir o papel da família e da escola no desenvolvimento das crianças, além de delimitar papéis de responsabilidade.

Como se tornar um Pedagogo

Atualmente, denomina-se Pedagogo o profissional cuja formação é a Pedagogia, que no Brasil é uma graduação e que, por parte do Ministério da Educação e Cultura (MEC), é um curso que cuida dos assuntos relacionados à Educação por excelência, portanto se trata de uma Licenciatura, cuja grade horário-curricular atual estipulada pelo MEC confere ao Pedagogo, de uma só vez, as habilitações em educação infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos, coordenação educacional, gestão escolar, orientação pedagógica, pedagogia social e supervisão educacional.

Além disso, o Pedagogo também pode, em falta de professores, lecionar as disciplinas que fazem parte do Ensino Fundamental e Médio, além se dedicar à área técnica e científica da Educação, como por exemplo, prestar assessoria educacional. Devido a sua abrangência, a Pedagogia engloba diversas disciplinas, que podem ser reunidas em três grupos básicos: disciplinas filosóficas, disciplinas científicas e disciplinas técnico-pedagógicas.

VINCULADOS À PÁGINA:
INFORMATIVOS DA PREFEITURA